logo

Cosems Regional Varginha participa do “Chegando na Gestão Municipal do SUS”

Nos dias 24 e 25 de janeiro o COSEMS/MG realizou o encontro “Chegando na Gestão municipal do SUS”, junto ao Gestores da Regional de Varginha. O objetivo foi dar subsídio aos novos gestores da saúde, apresentando-os questões básicas referentes às suas responsabilidades frente à gestão.

Contando com a participação de 49 gestores, o primeiro dia do evento foi conduzido pelas Assessoras da Área Técnica do COSEMS/MG, Márcia Morais e Magali Araújo. Os principais assuntos abordados foram a gestão do SUS, o controle social no SUS, a organização do SUS MG em relação aos entes COSEMS e SES, as redes de atenção, o modelo de atenção e especificidades acerca das políticas de saúde e blocos de financiamento.

No segundo dia, a Assessora do COSEMS/MG, Márcia Morais, apresentou questões que envolvem financiamento e planejamento, além de abordar os aspectos jurídicos do gestor como agente político, temas que envolvem a relação com o Ministério Público e o Judiciário e os aspectos gerais da judicialização da saúde.