Publicado em Quinta, 21 Fevereiro 2013 17:56
O Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS) é uma ação criada pelo Governo de Minas Gerais para garantir a eficiência das redes de atenção a saúde e tem como objetivo garantir o deslocamento do paciente, usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de seus exames e/ou consultas especializadas fora de seu domicílio, através de veículos, tipo microonibus equipados com ar condicionado, TV, DVD, poltronas reclináveis e são monitorados via GPRS e um agente de viagem capacitado para repassar as informações necessárias de sua viagem.
Levar a saúde para mais próximo ao cidadão é um preceito constitucional e fundamental para um atendimento de qualidade à população. No estado de Minas Gerais para garantir este preceito o Governo do estado vem constituindo redes de atenção, organizando e qualificando as unidades assistenciais em seus três níveis: primário, secundário e terciário. Mas garantir a eficiência destas redes não basta apenas à estruturação de serviços de saúde alocados em pontos estratégicos, mas também é necessário meio de transporte eficiente para que os usuários acessem estas unidades assistenciais.
O SETS tem como meta:
- A implantação de um sistema de transporte eficiente e de qualidade percebida pela população usuária do SUS para realização de consultas e/ou exames previamente agendados;
- A estruturação de uma Central de Gestão do Transporte, visando garantir o controle do fluxo de veículos (tempo de condução e velocidade do veículo) bem como acompanhar a quantidade de pessoas em deslocamento, tudo isto on-line e em tempo real.
De 2005 a 2011, Governo de Minas Gerais através deste projeto já entregou 499 microonibus aos 47 Consórcios Intermunicipais de Saúde nas 59 microrregiões do estado de Minas Gerais, investindo mais de R$ 97,8 milhões com cobertura de mais de 8,1 milhões de habitantes em 524 municípios.
Através do sistema de gestão do SETS pode-se acompanhar a oferta do transporte em cada região do estado. De janeiro a dezembro de 2011 mais de quatorze milhões de quilômetros já foram rodados por nossos veículos, transportanto cerca de 1,8 milhões de pessoas com segurança e eficiência.